quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Carl Orff: Carmina Burana

Divido com vocês um vídeo da famosa cantata "Carmina Burana", de Carl Orff. A primeira parte, "Fortuna" é, sem dúvida nenhuma, uma das canções mais conhecidas do mundo, embora muitos não a conheçam pelo nome. A cantata inteira remete a vários temas, mas sobretudo ao que constitui o seu estigma mais profundo: a Roda da Fortuna, a mítica representação da alternância contínua que há entre a glória e a miséria, o sucesso e o revés, a comédia e a tragédia, presente na existência humana. Alternância esta, que constitui uma característica tão marcante e tão definidora do destino humano desde que na nossa espécie lampejou a consciência de sua existência, na remota aurora dos tempos. Abaixo, posto o link com a letra de "Carmina Burana" na íntegra, com a respectiva tradução para o português. Assim ficará mais fácil entender o que a canção representa.

http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.htm

Um comentário:

Stela Renata disse...

Carmina Burana foi um trabalho de Carl Orff de resgatar alguns textos da idade média, e as músicas desta obra não estão em completo acordo com a melodia original. Há quem associe Carmina Burana ao Natal, o que é sem dúvida uma falta de conhecimento profundo, pois as letras desta obra são altamente pagãs (eram cantadas), da época em que toda obra que não fosse litúrgica era completamente desconsiderada como "música".
A obra fala de vários temas, inclusive o amor (tanto o pueril como o carnal). Eu, na minha humilde visão, cheguei a identificar homossexualismo... mas deve ser coisa da minha cabeça, hehehehe.

Outra: se não me engano, esta obra é romântica e não clássica. Depois vou pesquisar.